Compositores de Games e Animes

02/02/2009 às 12:06 AM | Publicado em Papo com o Leitor | 5 Comentários
Tags: , , ,
Yuki Kajiura

Yuki Kajiura

Eu escuto muita, mas muita música de trilhas sonoras de games e animes enquanto estou usando o computador para alguma coisa. Mas uso, principalmente, na hora de escrever minhas histórias, para que eu possa entrar no clima da cena baseado no ritmo que está sendo tocado.

Falaremos agora sobre os compositores de trilhas de animes e jogos, seus estilos e quais os seus principais trabalhos. Está curioso para saber quem compôs as músicas de tal anime ou jogo? Bem, talvez você o encontre aqui!

 

Vamos à lista, em ordem alfabética:

 

KAORU WADA

 

Na minha opinião, Kaoru Wada compõe trilhas bastante simples, onde não são usados muitos instrumentos, mas sintetizadores ou outros aparelhos que criam sons. De todos dessa lista, devo dizer que ele é o que menos gosto, apesar de ter trabalhado em animações famosas.

 

Principais trabalhos: D.Gray-man, Inuyasha, Samurai 7, Silent Möbius, To Heart.

 

KEI WAKAKUSA

 

Suas trilhas são muito interessantes. Usa muito o piano, violão, sintetizador e até certos instrumentos tradicionais japoneses. Trabalhou só em animes, pelo que sei, mas acho que seu estilo combina perfeitamente com jogos de RPG também.

 

Principais trabalhos: Hikaru no Go, Kemonozume, Outlanders.

 

MASASHI HAMAUZU

 

Em questão de preferência, Masashi Hamauzu e Kaoru Wada disputam o título de pior melhor compositor para mim. Mas, Masashi Hamauzu consegue ser melhor. Com trilhas simples, que dão um toque nostálgico, fantasioso e clássico a uma produção, ele se destaca para fazer músicas para RPGs com estilo onírico. Usa muito o sintetizador, em colaboração com Ryo Yamazaki, e o piano. Uma curiosidade sobre Hamauzu é que ele é filho de pai alemão, que era cantor de ópera, e mãe japonesa, que era pianista (e com quem aprendeu a tocar piano), tendo nascido e crescido em Munique e mais tarde se mudado para Osaka. Toda a trilha de Saga Frontier 2, por exemplo, é nomeada em alemão.

 

Principais trabalhos: Front Mission: Gun Hazard, Final Fantasy X, SaGa Frontier 2, Unlimited Saga, Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII, Final Fantasy XIII.

 

MOTOI SAKURABA

 

E continuando nossa sessão sobre compositores que usam muito o sintetizador, temos Motoi Sakuraba. Para descrever melhor o estilo de Sakuraba, pedimos ajuda à Wikipédia que nos dá a melhor palavra para isso: barroco. Sim, ele possui um estilo clássico, mas ainda o mistura com batidas modernas do chamado rock progressivo. No geral, ele é muito versátil e gosto muito das trilhas dele.

 

Principais trabalhos: Tales of Phantasia, Tales of Destiny, Tales of Destiny 2, Tales of Symphonia, Tales of the Abyss, Tales of Vesperia, Tales of Hearts, Golden Sun, Golden Sun: The Lost Age, Star Ocean’s, Valyrie Profile’s.

 

NOBUO UEMATSU

 

Chegamos ao mestre! Ele, que trabalhou na trilha da série de RPGs mais famosa de todos os tempos, não poderia faltar aqui. Uematsu possui um estilo variado demais para simplesmente falar: “é isso!”. Para citar alguns estilos, temos: sinfonia clássica, rock sinfônico, eletrônico, jazz, orquestral. E se estende muito mais. Ele faz parte de um conjunto de músicos chamado “The Black Mages” (uma referência aos “black mages” da série Final Fantasy), que faz tours tocando músicas de Final Fantasy.

 

Principais trabalhos: Praticamente todos os Final Fantasie’s, Lost Odyssey, Blue Dragon, Blue Dragon Plus, Blue Dragon 2.

 

SHIRO SAGISU

 

O que dizer dele? Simplesmente que está compondo músicas para um dos animes-febre do momento: Bleach. Pessoalmente, o acho extremamente versátil e capaz de se adaptar às novas situações de uma produção com grande facilidade. Quando o arco dos Arrancars começou em Bleach, por exemplo, foi incrível como ele mudou de um estilo meio rock psicodélico para algo influenciado por músicas hispânicas. É compositor há bastante tempo, um veterano.

 

Prinicipais trabalhos: Bleach, Neon Genesis Evangelion, Skull Man, Casshern (live-action).

 

SHOJI MEGURO

 

Esse eu conheço há pouco tempo, mas já sou um grande fã dele! Funcionário da Atlus, ele compôs a trilha para a maioria dos jogos da série Megami Tensei, da qual eu já falei antes. Suas músicas fazem um bem danado para os jogos MegaTen, porque dá uma identidade única a eles. Como poderia explicar? Os jogos MegaTen, como falei, geralmente acontecem no mundo moderno, mas misturando entidades como demônios, anjos e deidades de outros mitos. Com sua música que usa muito guitarra e rock, Meguro consegue tornar “atuais” esses seres arcaicos. Está lá você, em uma batalha contra um anjo caído, um ser tipicamente mitológico, enquanto o tema de batalha toca, sendo, pasmem, um rock muito maneiro! Em vez de ser uma música a la coral que só reforçaria, inutilmente, a imagem bíblica clichê do anjo.

 

Principais trabalhos: Shin Megami Tensei III: Nocturne, Digital Devil Saga: Avatar Tuner I e II, Persona 3 e 4.

 

TOSHIO MASUDA

 

Aê, chegamos onde vocês queriam, criançada! O “TôcheiodeNaruto” Masuda. E devia estar cheio mesmo, porque agora quem trabalha com Naruto Shippuuden é o Yasuharu Takanashi, mas vamos deixar ele para uma outra ocasião… Bem, na verdade, as músicas do Masuda são muito boas, não posso discordar apesar de estar de saco cheio de Naruto. Ele fazia as trilhas para o Naruto original, antes do Shippuuden, que agora está com uma trilha mais séria, deprê até. Masuda usa de tudo, desde o rock até instrumentos clássicos japoneses, fazendo uma mistura de sons bastante original, como todos os que assistiram Naruto puderam perceber.

 

Principais trabalhos: Ai Yori Aoshi, Excel Saga, Ghost Hunt, Mushishi, Naruto.

 

YASUNORI MITSUDA

 

Sim, sim, sim, ele! Ele que me fez ter interesse por músicas de games, por saber QUEM é que estava por trás das músicas das produções que eu tanto gostava! De Xenogears a Chrono Cross, todos os trabalhos dele me impressionam e eu faço questão de baixar as trilhas inteiras. Seus estilos são, segundo a Wikipédia, “celta” e “jazz”, mas, é impossível rotulá-lo apenas com isso porque seu estilo varia muito, indo desde um estilo caribenho até indiano, de acordo com as demandas da produção.

 

Principais trabalhos: Chrono Trigger, Xenogears, Chrono Cross, Shadow Hearts I e II, Legaia 2, Xenosaga.

 

YOKO SHIMOMURA

 

Poxa, muito legais os trabalhos dela, hein? E também trabalhou com jogos com estilos completamente opostos, como Kingdom Hearts e Parasite Eve. Isso também mostra versatilidade, algo que exijo muito desses compositores. Assim como muitos dos aí de cima, ela também usa principalmente o sintetizador e o piano, com ritmos bem leves (mas quando resolve fazer algo mais pesado sai MUITO bom, como as músicas “Pain The Universe” e “Darkness Nova”, ambos de Legend of Mana) que se adaptam melhor a jogos de temática mais voltada a um público mais jovem.

 

Principais trabalhos: Street Fighter 2, Breath of Fire, Live a Live, Front Mission, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, Parasite Eve, Legend of Mana, Kingdom Hearts I e II.

 

YUKI KAJIURA

 

E é com honra que termino a minha humilde lista com ela! Ela que está na imagem de entrada deste post, ela que considero uma dos melhores, senão a melhor compositora de animes que já vi (ou melhor, escutei, hehe). Seu estilo é, geralmente, bastante moderno, com muitos instrumentos envolvidos, mas ela consegue, quando a produção pede, se estender para um estilo mais clássico, orquestral. Seus principais instrumentos para composição são o teclado e o piano, o qual usa muito para melodias mais tristes.

 

Principais trabalhos: Noir, .hack//SIGN, Mai-HiME, Mai-Otome, Tsubasa Chronicle, Elemental Gelade, Xenosaga II e III, Pandora Hearts (ainda está sendo produzido).

 

——————————

 

Bem! Com isso, terminamos a lista dos principais compositores que me vêm à mente agora! Talvez falemos de outros mais tarde, conforme eu for lembrando de mais e ouvindo novas trilhas. Espero que eu tenha matado a curiosidade de alguns sobre as músicas e compositores de seus anime e games favoritos.

 

Até mais!

5 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Já ouviu falar do grupo geino yamashirogumi?foi esse grupo que compos as músicas para o filme Akira, as músicas são fodas demais cara…Você viaja completamente.Tem tambem o anime kanon, a trilha sonora é muito boa, aliás esse anime tambem é fodástico.Eu só conhecia o carinha do evangelion…

  2. Já assisti Akira, sim, mas agora não me recordo bem das músicas… Vou dar uma olhada de novo, então!

    Com uma rápida pesquisa, parece que quem compôs músicas para Kanon (o primeiro) foi o mesmo que compôs para Clannad e Air. Mas, de qualquer forma, eu não vi nenhum deles, hehe.

  3. Também adoro escutar trilha sonoras de animes e jogos, só que mais de animes. Eu as uso exclusivamente para criar cenas das minhas histórias. Na hora de escrever isso é uma ajuda e tanto. Tem vezes que eu nem escrevo só por que não tenho tal musica pra escutar, pois acho que a sensação de escrever tal cena só será perfeita escutando tal música.

    Nas que eu escolho estão Bleach, Naruto normal e shippudden, Final Fantasy 7 (filme) e alguns outros. Atualmente tô usando a ost 2 do Bleach e a do filme 1 do shippudden pra escrever o “Mundo Sombrio”. Mas o engraçado é que eu viajo nas músicas e nunca paro pra pensar quem a compôs. Mas pelo menos agora sei.😄

    NOBUO UEMATSU pelo menos eu já sabia dele, também acho que ele é o melhor de todos.

  4. Faltou citar o Tate Norio, que é com certeza, melhor que todos esses.

  5. É que eu não jogo muito jogos de luta. Como ele compõe pra SNK, eu não conheço nenhuma música dele. Nunca realmente joguei The King of Fighters, então não posso citá-lo.

    Sou mais dos RPGs, mas, obrigado por mencioná-lo, vou procurar músicas dele!

    Só que, outra coisa… Não dá pra dizer que alguém é “com certeza melhor que todos” sem ter ouvido esses “todos”.


Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

