Onde fica a Cidade de Karakura?

16/04/2009 às 12:28 PM | Publicado em Informativo, Mangás | 12 Comentários
Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Bleach Resonating Souls Pág. 30

 

Essa é uma pergunta que me intriga faz um tempo. O mais curioso é que existem várias fontes que indicam locais diferentes, porém mais ou menos na mesma área.

 

Sabemos que locais fictícios raramente têm uma localização exata justamente porque costumam entrar em conflito com o que realmente há em determinada região ou em volta dela. Se eu inventasse um estado fictício para o Brasil, ou eu teria de mudar a forma do país ou a forma de no mínimo outros dois estados para fazê-lo “caber” ali. Ou uso a solução mais agradável: deixo implícito que é um estado fictício, digo mais ou menos onde ele ficaria e deixo o resto com o leitor/espectador.

 

Mas, como eu não tenho nada melhor pra fazer (na verdade, tenho: estudar para a prova de Filosofia amanhã, terminar meu dever de japonês, ligar pra auto-escola pra marcar a data da prova, terminar a nova versão de Elementais, zerar Persona 3 de uma vez por todas porque eu quero jogar logo o 4, etc…), vou postar aqui algumas teorias baseadas em fontes (quase) confiáveis.

 

1ª TEORIA: É UMA DAS CIDADES QUE FICAM NO OESTE DE TÓQUIO.

 

Bem, essa é a afirmação da Wikipédia japonesa: “作中の世界に存在する東京にある普通の町”.

 

Não diz especificamente no oeste de Tóquio, mas, explico: A parte leste de Tóquio é composta por bairros ou distritos especiais e não cidades, portanto, Karakura é uma cidade (chō) e não um bairro/distrito (ku). Então sobra todo o lado oeste da metrópole que aí sim é composto por cidades, e Karakura poderia ser uma delas.

 

No entanto, há uma pequena falha na teoria. Não exatamente uma falha, mas algo que poderia possivelmente ser uma boa pista do porque não fica nessa região: praias. Isso mesmo, não há praias no oeste de Tóquio. E, como já foi mostrado em Bleach várias vezes, Karakura parece ser uma cidade praiana, ou no mínimo que fica próxima a uma. Definitivamente uma pista a ser levada em conta.

 

O que nos leva à segunda teoria:

 

2ª TEORIA: FICA NA PROVÍNCIA DE KANAGAWA, ONDE É A CIDADE DE FUJISAWA.

 

Mais uma vez, uma afirmação da Wikipédia: “テレビ東京系のテレビアニメ「BLEACH」に登場する町「空座町(からくらちょう)」は、藤沢市の位置に存在している”.

 

Ou seja, onde existiria a real cidade de Fujisawa, seria a Karakura do mangá/anime. Essa teoria é interessante e já faz mais sentido quanto ao problema da praia.

 

Em Fujisawa fica talvez a praia mais famosa do Japão, Kugenuma, conhecida por ser onde se originou o surfe no Japão, onde pessoas de todas as idades e níveis de competição praticam o esporte todos os dias. Dali, proliferou-se pelo país, até encontrar outras praias com boas ondas para a sua prática, como a também famosa praia de Kamogawa, em Chiba.

 

Bem, mas, chega de curiosidades de surfe! O negócio aqui é debatermos sobre Karakura.

 

O autor de Bleach chegou a falar que gosta muito de praia, mais um motivo para ele usar como referência e também como local uma cidade como Fujisawa.

 

Mas, outro pequeno detalhe nos leva a uma terceira teoria:

 

3ª TEORIA: FICA ONDE É YOKOHAMA.

 

Não é uma boa base para se basear, mas, isso pode ter alguma relevância. Reparem na imagem abaixo que apareceu no episódio 214, onde a câmera vai se aproximando da Terra até entrar na cidade de Karakura:

  Karakura Episódio 214

 

Se forem pesquisar, verão que a região iluminada da foto é exatamente onde fica a cidade de Yokohama, também na Província de Kanagawa.

 

Certamente é uma cidade litorânea, só não sei se há praias, mas provavelmente sim, pois o próprio nome da cidade inclui a palavra “hama” que quer dizer “praia”.

 

Eu acho que confiar apenas em uma imagem sem divisórias e ambígua como essa não é um jeito bom de se descobrir, mas, é algo a ser levado em conta também.

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

No fim, é aquilo: local fictício raramente é indicado claramente, principalmente quando fica próximo a locais reais. Em Elementais mesmo eu tenho a Orla das Gaivotas que, por enquanto, não vou revelar sua localização certa, mas, já deixei algumas pistas! O mesmo acontece com Tomiuga, que já até cheguei a falar que fica na região oeste de Tóquio. Há mais locais fictícios, mas, primeiro, a história tem que andar! Hehe.

12 Comentários »

RSS feed for comments on this post.

  1. hshs…Kra, tu não tem nada mais importante pra fazer não? Tua curiosidade extrapolou tanto, que deixou algumas coisas normais passarem como prova de filosofia, auto escola e outros que também são importantes.(Elementais prioridade, hein XD). Zoando, até que é bem interessante saber onde ficam certas cidades ficticias. Eu mesmo nem me importo com isso no “Abismo”, que aliás, nem sequer mencionei Pilinópolis direito. Mas depois numa aula de Geografia na história eu aproveito pra falar. Mas prefiro deixar o leitor mesmo descobrir. é tipo o mesmo de onde fica Springerfield. Não lembro, mas nos filme eles disseram algo sobre sua localização. Mas nunca parei pra me perguntar sobre karakura. Não acho que autor deva se importar tanto com isso, já que o que ele quer é liberdade na história desde também que tenha bom senso. Ex: cidadezinha com cara de sertão no região sul do Brasil.😄
    Vou tentar descobrir onde fica a Orla das Gaivotas, hehe. É que estou uma hora distante dessa parte do Rio. Nem ando pra esses lados, se é se já andei, hehe.

  2. É, realmente, não é importante mas é curioso!

    Mais recentemente descobri, através de um mapa do mesmo livro de onde tirei a primeira imagem, que Karakura fica mesmo em Tóquio, na parte centro-oeste mais pro sul (ficou meio confuso? Hehe). Ou seja, pertinho de Yokohama e Fujisawa.

  3. OHGOD! Agora voce me fez pensar bem nisso… Eu assisto Bleach desde faz um tempão, e eu sempre penso “Putz, eu quero ir pra Karakura!”, mas eu nunca pensei em “Onde fica Karakura?” . Mas eu acho que a teoria de Fujisawa é a mais provável. Ahn, você parece muito comigo. Pensa em coisas que provavelmente nao tem utilidade nenhuma mas muitas vezes acabam sendo muito curiosas. A diferença entre nós é que eu provavelmente penso em coisas muito bakas. Seja como for, a gente ainda acha Karakura õ/

  4. Haha, bem, Karakura não existe de verdade, com isso temos que nos conformar, mas pode ser que sua localização mais precisa no mangá/anime seja revelada algum dia, quem sabe!

  5. e dimas e dimas e dimas e dimas e diams e dimas e dimas

  6. Valeu, pela curiosidade

  7. Gostei de sua pesquisa e teoria. Eu sempre quiz saber onde ficava karakura, até em mapa já procurei. rsrsrr

  8. Valeu! Hehe.

    Karakura é uma cidade fictícia, então é claro que nunca a acharemos. Eu apenas brinquei com onde ela poderia estar localizada caso fosse real, usando algumas poucas informações oferecidas tanto na Wikipédia quanto no databook oficial de Bleach.

  9. pessoal KARAKuRA existe achei no google mapa!!Mintirinhaaaa achei KAMAKuRA

  10. pwessoal karakwra pode ser hiroshima

  11. PESSOAL TEM GRANDE POSSIBILIADADE DE KARAKWRA SER YOKOHAMA .ACHEI A PROVA MAIS REAL Q ELA FICA MESMO NO OESTE DE TOKIO VEJAM O EPISODIO 125:O terrivel plano de Aizen. Qand nanao-chan olha o mapa do japao q o Kyorak Capitao manda.mostra o mapa em resolWçao

  12. Pois é…Yokohama é a cidade onde fica a mansão Kido em cavaleiros do Zodíaco. Isso não é dito, mas as imagens dos lugares, principalmente do porto, e o fato do estúdio Kurumada e do Seiya Club ficarem lá. Mas se lá é Karakura…Aí é muita informação.
    Ah: Springfield pode ficar em qualquer um de 17 estados diferentes =p


Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

