Auto Escola: Aula Prática / Psicologia Analítica de Jung

04/06/2009 às 5:04 PM | Publicado em Cotidiano, Papo com o Leitor | 2 Comentários
Tags: , , , , ,

Nossa, não lembro a última vez que fiquei tão nervoso! Pois é, hoje foi a minha primeira aula prática da Auto Escola. Não fiquei nervoso durante a aula, mas antes dela. É, sou assim. Na hora do “vamos ver” eu até relaxo, porque se você está na chuva, molhe-se logo! O problema mesmo é a ansiedade antes. O mesmo acontece com uma coisa boa, eu prefiro a parte do aguardar por uma coisa boa que eu sei que está vindo do que estar vivenciando-a. Vai entender…

Bem, como diz a minha irmã, se qualquer retardado mental dirige um carro (no sentido “burro” da palavra, hein, não vamos confundir com aqueles que realmente não possuem condições mentais saudáveis o bastante para qualquer atividade motora) eu também dirijo. É, é verdade, mas, mesmo assim, sou ser humano e fico nervoso. Mas, a aula correu bem e sei que em breve meus movimentos em relação a pedais e marchas ficarão mais automáticos.

++++++++++++++++++++++++++++++

Semana que vem eu tenho que apresentar um trabalho na faculdade que consistia em fazer uma entrevista com um psicólogo e apresentar as teorias e particularidades da formação e da área em que ele atua. A psicóloga que meu grupo entrevistou trabalha na área escolar e é de formação da Psicologia Analítica de Carl Jung, coincidentemente a qual eu tenho mais interesse até então e é a formação que pretendo seguir, mas, por enquanto, nada totalmente certo! Mas podem notar que Elementais é repleto de referências Junguianas e Gnósticas (Gnosticismo o qual Jung também estudou).

A Psicologia Analítica leva em conta fatores que a Psicanálise de Freud descartava totalmente, como o fator do Inconsciente Coletivo e outras questões místicas que não aparentavam ter pertinência na psicologia que é uma ciência. Ora, se é uma ciência, ninguém permitiria fatores místicos e sobrenaturais como teses, certo? Bem, por isso que, apesar de um grande psicólogo, Jung era um tanto quanto “anulado”, pelo menos até hoje, porque cada vez mais vem se dando valor a seus conceitos e suas idéias estão cada vez mais presentes em universidades, livros, filmes, jogos de vídeo game (os japoneses usam MUITO os conceitos de Jung em RPGs) e no próprio cotidiano.

Bem, espero que vá tudo bem no trabalho!

E como um adendo, tenho um trabalho amanhã de Filosofia onde iremos falar sobre Friedrich Nietzsche. Bom, muito bom! Nietzsche era fera, completamente doido, mas era fera.

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post.

  1. Caramba, auto escola. Eu nem sei como se passa a marcha. Carro não é comigo. Enquanto todos os meus colegas são vidrados por carro, não vejo nada de tão interessante. Pô, é só um carro, tem tudo 4 rodas. Um pode ser mais bonito que o outro, mas será que precisa ficar admirando ou até mesmo babando por isso? Eu não entendo.

    Hehe, eu também fico nervoso em alguns momentos assim. Mas eu só me acostumo depois de pegar no tranco. Por exemplo, numa apresentação de trabalho, eu só vou bem no final, pois só aí eu começo a ganhar alguma confiança. Por incrível que pareça, o melhor trabalho que apresentei foi de uns 15 minutos com uma apresentação individual minha. O trabalho era de folosofia.Algo sobre educação…

    Confesso que gosto dessa parte da psicologia, até porque serve de inspiração. Quando tiver um tempo eu leio mais sobre Freud, Jung. Posso ter algumas idéias pro “Abismo” que parei de escrever faz um tempinho. Mas devo terminar essa versão de rascunho nas férias.

    Tu só estuda gente louca, hein?

  2. medo d e diriji tenho muita vontade de pegar meu carro e sair mas eu travo quando penso nisso ja fis aula particular mas nao resoveu


Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

