CANAAN

22/07/2009 às 7:38 PM | Publicado em Informativo, Reviews | 4 Comentários
Tags: , , , , , , ,

Queria falar de um anime que resolvi assistir esses dias. Ao contrário do que muitos podem pensar, eu raramente vejo animes. Tudo o que eu assisto é o episódio semanal de Bleach e um ou outro anime de tantas em tantas semanas (geralmente meses) os quais raramente passo dos primeiros episódios. Fora isso, leio os mangás semanais de Bleach, Naruto, Bakuman e acabou. O resto do meu tempo a la nerd-otaku vai para o processo criativo de histórias e vídeo game (agora jogando Persona 4, finalmente).

Foi meio por acaso. Eu estava no site Hinata-Sou outro dia para ver se algum lançamento de anime me atraía. Mas, pelas imagens, só via coisas que remetiam a velhos clichês, animes shojo de romancezinho brega onde o cara vive caindo em peitos, MAHOU-shojo (esses já chegaram no limite criativo, né?), shonens blergh (é, foi a melhor palavra que encontrei para definir!) e PUTZ… O remake ou sei lá o que da Suzumiya Haruhi no Yuu’utsu, que, numa boa, o estúdio que anima isso podia usar seu tempo e dinheiro (são praticamente a mesma coisa, segundo dizem, hehe) para algo NOVO, NÉ?? Sem falar que é um dos infernos dos cosplays depois da Santa Trindade da Shonen Jump (One Piece, Naruto e Bleach, nessa ordem de importância e fama, viu?). E a dancinha… Ah, A DANCINHA!!! Meu Deus, por isso que não me considero mais otaku.

Ai, ai… Mas vamos ao que interessa:

CANAAN 
CANAAN é um anime que, pelo que parece, se passa anos depois dos eventos de um jogo para Wii chamado Yonniihachi: Fūsasareta Shibuya de, que foi um dos poucos jogos que já ganhou nota máxima da revista japonesa de games Famitsu. A história (do jogo) é sobre pessoas que não se conhecem e que se vêem envolvidos em diversos mistérios no bairro de Shibuya. O jogo é estilo visual novel, daqueles onde você escolhe opções para se chegar ao final e, possivelmente, ter mais de um final diferente.

O engraçado é que, um dos poucos animes que vi no Hinata-Sou, esse foi um dos poucos cuja imagem (só pela imagem, hein!) me chamou a atenção, e por acaso, fiquei sabendo desse tal jogo para Wii no mesmo dia lendo alguma coisa na internet e, quando vi que os dois estavam relacionados, resolvi dar uma olhada.

A sinopse é meio complicada de dar, mas tentarei:

Uma dupla de jornalistas japoneses vai até Xangai para cobrir o festival que lá está havendo e outros furos jornalísticos (na verdade, não é bem especificado o motivo da vinda deles). Eles acabam se envolvendo no confronto entre uma garota-soldado, Canaan, e pessoas que… querem matá-la (também não especificado). Um dos jornalistas, uma cameraman (-woman?) chamada Maria Ōsawa, acaba fugindo pelas ruas da cidade com Canaan e vemos que as duas são amigas de infância. Bem, é mais ou menos isso. Ainda temos que descobrir quem são os caras que estão atrás de Canaan, o verdadeiro motivo da vinda dos jornalistas e outras questões mais.

Até agora, CANAAN só tem 3 episódios lançados (sendo que vi dois), mas, até agora, já pude formular uma opinião geral da coisa. Pra começar, é certo que é um anime com muita ação e violência. Bem no estilo filme de ação americano com muita perseguição, tiros, sangue e o escambau. Jogue um pouco de sobrenatural científico e traumas de personagens e você tem algo… não muito original? É, definitivamente, você já viu isso em algum lugar. Mas CANAAN tem um estilo diferente. Às vezes é como se os personagens não pertencessem àquele mundo. Você tem, por exemplo, uma fotógrafa toda bobinha (A Maria) e com design de anime shojo, mas a animação é bem realista e o sangue e tiros correm soltos! Misturar os dois fica um negócio bem esquisito… mas que até que dá certo!

Outra coisa, há humor e típicas sequências de movimentos exagerados de animes (algo que num anime realista também causa grande contraste). É um anime confuso de início, que não se preocupa em explicar absolutamente nada. Você só tem uma noção de quem são os vilões (pelo menos nos termos de “quem está contra a protagonista”) e acabou. Mas, eu gosto de animes assim, me dão mais curiosidade para continuar assistindo.

Para vir de um jogo que recebeu nota máxima da Famitsu, acredito que, no mínimo, será um anime razoável, de média 7.0 em questão de nota. Até agora, dou 8.0.

Vamos ver se continua assim.

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post.

  1. Heh, e eu que pensei que você era do tipo que comia e bebia qualquer anime. Quer dizer que aquela pancada de animes que tu já viu, você nem passou dos primeiros capítulos? Assim não vale.

    Bom, acho que eu até assisto mais que você então. Semanalmente só acompanho o Naruto e de mangás também só ele. Bakuman eu empaquei no 19, tava meio chatinho. Eu prefiro baixar os animes pra ver num DVD, então eu espero um bom tempo até que saia uma quantidade razoável pra me baixar, e também há aqueles que já terminaram. São eles: Fullmetal(08), Gundam Seed Destiny(14), Ergo Proxy(12), Cowboy Bebop(12), Scrapred Princess(16), Tears to Tiara(00-baixando agora), D Gray-man(94), Bleach(167, eu acho), Persona(08). Os numeros foi onde parei. Até no Bleach to bem longe. Aquelas repetições nos epis foram mais chatas que as enrolações do Naruto na época. Pelo menos parei numa parte legal, alguns epis antes dos fillers, Será que pulo ou vejo dessa vez?

    Esses são os animes que baixo um mês ou outro. Alguns eu to parado há tempo, mas pretendo terminar logo. Também não sou um otaku pra ver dezenas. XP

    Esse Canaan parece ser legal. Mais um anime baseado em jogo. Vai entrar na lista pois ainda tenho que ver: Blood +, Higashi no Éden, Dark then Black, Code Geass( não passei pra DVD ainda. Quero ver de novo), Dragon Ball Kai, e talvez One Piece, mas esse último vai dar uma preguiça. Sem contar que posso baixar o mangá. Mas eu ainda acho uma droga.

  2. Hehe, bem, na verdade, de todos aqueles que há listados na página “Sobre Mim”, posso afirmar que ou vi todo ou vi a maior parte, com excessão de um ou dois (Macross Frontier e Inazuma Eleven, se não me engano).

    Você é que me surpreendeu! Não sabia que assistia a tantos assim…

    Eu também não leio Bakuman há umas duas semanas. A história esfriou, sei lá.

    De Bleach, eu recomendo ver tudo porque acho que dá pra aguentar tranquilamente os fillers, pois os acho menos inúteis que os de Naruto.

    É, One Piece não me cativou. Tem gente que diz que tem que ler um bocado antes de começar a gostar e tal, mas… ah, sei lá, vai que eu não começo a gostar nunca? Sem falar que não gostei muito do estilo, não sei explicar.

  3. Eu assisti os 3 episodios e relamente tem explosão.
    Fico esperando o que terá depois, caso continue, uma pena que de inicio você imagina uma trama mais elaborada, que me parece não acontecerá !
    BJim

  4. É, tá quente em questão de ação, mas tá frio em questão de trama. Espero que tudo esquente! Hehe.

    Obrigado pelo comentário e bem-vinda ao blog!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: