Animação = animation = animēshon

31/07/2009 às 8:10 PM | Publicado em Mangás, Papo com o Leitor | 6 Comentários
Tags: , , , ,

Ah, sabia que chegaria o dia em que eu chegaria no meu limite de paciência com esse povo e teria que postar algo relativo a isso aqui.

Vamos direto às questões:

1. Anime/mangá é o mesmo que desenho/comic?
2. Existe anime/mangá não japonês?
3. Avatar, por exemplo, pode ser considerado como anime?

Vamos analisar a primeira questão:

Primeiro, temos que separar duas coisas: o nome usado para chamar uma animação, baseado em sua etimologia, e o nome para chamar o estilo dessa animação. Entendamos uma coisa: animação, mal ou bem, é a mesma coisa em todos os lugares do mundo. Não interessa se é Naruto ou Pernalonga, são, em sua raiz, animação. No Japão, qualquer coisa é anime. Por um motivo simples: a palavra anime significa QUALQUER tipo de animação. Pois é uma palavra pra eles que tem a mesma conotação que o nosso termo desenho animado ou animação (pois vem do inglês animation, evidentemente). Portanto, acredite ou não, Pernalonga e Tom & Jerry são animes. Da mesma forma que a palavra mangá, para os japoneses, também pode indicar quadrinhos estrangeiros. E comic, usualmente usado para se referir a quadrinhos americanos, também são usados pelos próprios japoneses para se referirem aos mangás! Se olharem, por exemplo, nas capas dos volumes de algum mangá da Shonen Jump, verão escrito: “Jump Comics”. E todo anime é desenho animado, isso é indiscutível. Agora, a questão muda quando falamos de ESTILO. E posso aproveitar essa parte para passarmos para a próxima questão.

Segunda questão:

Digamos que apareça um pessoal francês, com grana, com idéia na cabeça e com pessoal perito em animação. Eles decidem fazer um desenho animado utilizando as mesmas técnicas dos estúdios japoneses e, no fim, sai um resultado igual a qualquer anime japonês. Ops! Mas tem um problema. “Mas isso é francês! Não é anime!”, diz um otaku hardcore. OK, espera… Tá me dizendo que, apesar de ser idêntico a qualquer anime que você vê no Japão, parece MESMO ter sido feito por japoneses, de forma que você nem saberia que era francês a menos que você lesse os créditos ou algo assim, você ainda me diz que NÃO é um anime? É aqui que entramos no quesito estilo. Gente, podemos ter uma animação americana, por exemplo, com ESTILO de animação japonesa, à qual chamados de estilo anime. E sabe o exemplo dos franceses que dei ali em cima? Aconteceu. Vocês conhecem Oban Star-Racers, não é? Pois é. Com direito até a músicas de abertura e encerramento por artistas japoneses. Aquilo definitivamente é um anime. Portanto, isso nos leva à terceira questão:

Sim. Avatar pode ser considerado anime — apesar de diferenciar um pouquinho na questão dos movimentos dos personagens — pois tem o estilo da animação japonesa. Não exatamente japonesa, é animado por coreanos, na verdade, mas, ei, já leu os créditos de Naruto ou Bleach? Sabe QUANTOS coreanos animam cada episódio? Dou uma dica: são os nomes diferentes que não estão em kanji. Difícil não ver, hein.

6 Comentários »

RSS feed for comments on this post.

  1. É sério isso mesmo? Eu sempre dizia que anime é anime e desenho animado é desenho animado. Mas por mais que seja correto, ninguém vai querer seguir isso. Nenhum Otaku vai querer ver Pernalonga e Naruto na mesma categoria, até mesmo eu. Eu prefiro me guiar pelo conceito do estilo mesmo, aí sim dá pra colocar Pernalonga e Naruto separados.

    Mas este post ampliou mesmo o meu conhcimento a respeito disso, mesmo ficando bolado com algumas coisas. Mas vai colocar isso dentro da cabeça de todo mundo. Seria o mesmo que pedir pra colocarem “muçarela” no mercado.

  2. É porque estamos acostumados a diferenciar um do outro pela questão do traço, da narrativa e dos temas. Quando falamos “desenho animado”, nos vem à cabeça os cartoons americanos. Mas eu deixei esse preconceito de lado há muito tempo. Chamo anime de desenho e não tô nem aí, porque é um desenho.

    Claro que não podemos deixar Naruto e Pernalonga na mesma categoria, mas é só na questão do estilo, então devíamos ter outro meio para separá-los do que simplesmente dizer que anime é anime e desenho é desenho, porque são a mesma coisa.

  3. matérias:
    http://blogdohammer.blogspot.com/2010/01/uma-analise-sobre-comics-e-manga.html
    ~Doujin e Fanzine: Tem alguma diferença?
    http://mangakaex3.wordpress.com/downloads/
    [Mesa Redonda] Fanzine ou Zine?: Liberte-se!
    http://mangakaex3.wordpress.com/2008/12/31/mesa-redonda-fanzine-ou-zine-liberte-se/

    Comunidades extremistas:
    Eu vejo anime e não desenho!
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=7659739

    Mangá não é Gibi, Porra !!!
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=49873546

  4. tem umas comunidades no Orkut:Anime não é Desenho, Mangá não é Gibi,
    esse texto é legal
    http://blogdohammer.blogspot.com/2010/01/uma-analise-sobre-comics-e-manga.html

    tem gente que não gosto do Termo fanzine prefirindo zine, prozine (quanta pretenção) ou Doujinshi ou até independente.
    isso tudo é besteira.

  5. Textão enorme! Mas cheio de razão!

    Talvez todos estejam dando importância demais aos termos que diferem as coisas quando talvez devêssemos olhar para o que as tornam semelhantes. Todos os desenhos animados são desenhos animados. Todos os quadrinhos são quadrinhos. O que muda é o estilo, tanto do traço como da forma de contar a história, mas a partir dessa mudança, acabamos nomeando esses estilos de nomes diferentes e, no fim, achamos que mangá e comics são coisas completamente distintas, quando na verdade são muito semelhantes em diversos pontos. Ambos são histórias em quadrinhos, já começa por aí.

  6. o problema são os microfeudo: “não gosto de Marvel”, “não gosto de DC”, ” não gosto de mangá” etc…
    se os japoneses fosse assim, Stan Lee não estaria fazendo mangás.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: