Bloquinho: o seu melhor amigo!

09/01/2010 às 7:01 PM | Publicado em Informativo, Papo com o Leitor | 16 Comentários
Tags: , , , , , ,

Bloquinhos

Recentemente tenho experimentado uma nova forma de escrever ficção. É um recurso que pode parecer bobo, mas muitos bons autores por aí já fizeram e isso pode ajudar você, que se sente escravo do computador às vezes, a escrever seu livrinho com mais tranquilidade.

Bem, sabe quando você está, por exemplo, na escola e de repente começam a surgir idéias e você precisa que precisa anotá-las mesmo que superficialmente em algum lugar? Aí você escreve embaixo da revisão de Matemática, porque, afinal, ela não serve pra nada, você vai tirar 3,0 na prova, mesmo (haha, brincadeira). Só que, e se quando você estiver em casa, mesmo com o computador à disposição, você preferisse escrever em um bloquinho ou caderninho? Pode ser meio sem sentido, afinal o computador está ali e é muito mais fácil escrever e editar tudo nele, certo? Bem, para alguns, sim. Mas se você é como eu que só por estar sentado na frente do PC começa a bater aquela sensação de obrigação de ter de escrever algo e aí todas as idéias debandam da sua mente, pode ser que um instrumento de escrita que te dê mais liberdade seja a solução. Com um bloquinho e uma caneta ou lápis, há diversas vantagens:

1. É pequeno e você pode carregar para onde quiser. Para a rua, escola, ou qualquer lugar da casa que lhe proporcione mais conforto… até no banheiro! E você pode escrever em qualquer posição, sentado ou deitado em qualquer lugar mais agradável, em vez da cadeira do computador que limita seus movimentos e te deixa exausto.

2. É acessível e você pode pegá-lo para escrever a qualquer hora, mas o principal é poder deixar o computador desligado. Quando ligamos o computador, muitas vezes ficamos o dia todo só fazendo inutilidades nele, mas o bloquinho lhe faz pensar: “Hm, que tal eu deixar o computador desligado hoje, já que eu tenho o bloco? Aí aproveito para só trabalhar no meu texto.” O computador nos distrai demais, experimente não ligá-lo um ou dois dias na semana. Ligue-o só nos “dias de folga”.

3. Ele tira-lhe a sua sensação de obrigação. “Ah, estou no computador com o Word aberto, eu tenho que escrever duas páginas hoje, eu tenho que escrever maravilhosamente bem, eu tenho…” Todos sabemos muito bem que ninguém gosta de fazer nada obrigado, mesmo que seja justamente algo que gostamos de fazer. Com o bloco, você se sente mais livre, mais “eu sou o chefe”. No fim, você se sente muito melhor, as palavras fluem melhor e você acaba escrevendo mais do que o normal! Mas lembre-se de que é importante ter a disciplina para escrever um pouco todos os dias.

4. Você pode escrever sem ter de se preocupar muito com pequenos detalhes como palavras que não vêm à sua mente. Por exemplo, você está escrevendo e na hora H precisa de uma palavra que se encaixe ali. Mesmo que não lembre, você pode usar algo parecido (um sinônimo, talvez) e deixar uma marca para voltar lá depois quando for passar pro computador e trocar por algo melhor (ver Vantagem Número 5). O importante é colocar logo as idéias no papel, fazer a história avançar e escrever o que já tem claro na sua cabeça, em vez de ficar perdendo tempo pensando e procurando uma só palavra que pode te tomar vários minutos e te deixar impaciente e desmotivado para escrever o resto.

5. O bloquinho te força a ler mais uma vez, a revisar seu texto à medida que passa para o computador. Dessa forma, você melhora o que pode ser melhorado, retira o desnecessário e adiciona o que é preciso. Além, claro, de inserir as palavras mencionadas na Vantagem Número 4.

E como disse o Stephen King, um caderninho é o melhor processador de texto que existe!

Boa sorte!

16 Comentários »

RSS feed for comments on this post.

  1. bloquinho sempre é bom pra não esquecer nada, melhor que Pokéagenda, Palmtops, só precisa de caneta ou lápis.

  2. Sr. Quiof! Seja bem-vindo ao blog!

    Pois é! Se surgir alguma coisa na mente, o bloquinho tá ali! Fiquei impressionado com como fiquei mais produtivo depois de descobrir essa maravilha da tecnologia, hahahaha!

  3. Professor falando:

    Para achar a determinante da matriz quadrada basta apenas multiplicar os numeros da diagonal principal e diminuir com os numeros da sencundária…

    Eu: escrevendo nas últimas folhas do caderno.

    1) Melvin começa a ter pensamentos atormentados pela sugestão do Oráculo.
    2) Melvin é drogado por Florisval, e este por sua vez, entra no refúgio, pega a rosa do ligamento e vai até a cidade entrega-la a Joana.
    ….

    Basicamente era isso o que eu fazia nas aulas de matemática xD. Me renderam uma dura prova final no terceiro ano. Eu tinha essa mania de escrever numa folha em branco de caderno, mas também levava um caderno só pra escrever idéias e trechos que vinham na minha mente.

    Hoje em dia, como não tenho mais escola, uso o caderno com menor intensidade. Não escrevo mais trechos da história, e sim apenas as idéias e os plots do capítulo. Acabei me acostumando a escrever no PC por alguns motivos.
    Primeiro, porque passar tudo a limpo é uma droga. Eu não tenho todo o tempo do mundo pra isso. Significa que se eu escrever direto no compu, vou cortar a metade do meu tempo, o que já é um adianto e tanto. Segundo, porque é mais rápido de escrever no teclado do que no caderno. Enquanto eu escrevo no caderno uma frase, meu pensamento já está na frase seguinte, e eu acabo comendo mais palavras do que quando estou no word. Terceiro, que quando me falta uma palavra eu coloco mesmo uma qualquer, pois quando eu revisar o texto novamente sempre gosto de requintar com alguns vocabulários. Quarto, minhas mãos não doem tanto quanto eu escrevo no caderno. Quinto, não tenho Mp3, e no PC sempre quando acaba o combustível pra terminar certa passagem, a musica me renova. Sexto, no caderno não tem corretor de texto, e o word poupa o trabalho de ler tudo, quando ele já indica quais os tipos erros apresentados. E sétimo, minha caligrafia é um lixo; não fica uma imagem das mais bonitas. Só eu entendo. xD

    Por isso, caderno é apenas para organizar a idéia do texto antes de pôr a mão na massa. Em casos raros quando eu estiver numa extrema inspiração para escrever algum texto, eu posso pegar um caderno.

    Mas tá certo que a obrigação diante de uma tela em branco pesa, pois sabe que você não vai sair dali enquanto não escrever uma determimando numero de páginas. Entretanto, acho que o caderno venha a ser mais um suporte de estrutura para a criatividade.

  4. desenhar em provas se chama Doodle:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Doodle

    gosto de blocos sem pauta, da mais liberdade para escrever, você pode escrever em qualquer canto (quase um Doodle com palavras).

  5. errei o e-mail e fiquei com o mosaico

  6. gosto de blocos sem pauta, da mais liberdade para escrever, você pode escrever em qualquer canto (quase um Doodle com palavras).

    Eu também! O que estou usando no momento é sem pauta. Eu então que tenho uma letrinha mínima faço caber um textão em uma só página.

  7. É, Luiz, cada um com suas preferências, hehe. Só de olhar pro computador fico cansado quando o assunto é escrever. O bloquinho me iluminou! Hehe. Foi só uma dica, claro, cada um fica com o que acha ser melhor. Somos mais produtivos através de métodos diferentes, o importante é achar o melhor para nós.

  8. Eu sempre tive isso, mas meio adapatado, é muito comum eu imaginar algo como um filme ou mesmo um anime, resultado? Tenho diversos cadernos com anotações, as vezes cadernos inteiros só de “rafes”. No caso do tesxto ele surge nas rafes… acredito que a minha mente trabalha melhor assim…

  9. Nunca se anota demais! Hehe.

    Bem-vindo ao blog!

    Ah, e você por acaso seria o Macilio que o BK citou num podast uma vez?

  10. é ele mesmo, fundador do Clube de HQ Mangaka EX³ e autor de Eleven Dreamers:
    http://mangakaex3.wordpress.com/

    http://elevendreamers.wordpress.com/

  11. Ah, sim! Ele escreveu o Gaia: O Coração Perdido, né? Poxa, que mancada, nem me toquei que ele era o mesmo do Eleven Dreamers!

  12. leu Gaia? comente nos blogs dele.

  13. Poxa, não li… É só que lembrei do nome que o BK mencionou. Mas se eu achar por aí, eu leio!

  14. baixe aqui:http://mangakaex3.wordpress.com/downloads/comics/

  15. Valeu, Sr. Quiof! Sabia que iria postar um link pra ajudar! Hehe.

  16. HeHe, esses links ficam no bloco de notas virtual, o notepad do Windows.


Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

