Personagens de mangá, sua popularidade em diferentes países e uma análise

23/01/2011 às 8:28 PM | Publicado em Animes, Besteiras, Mangás, Papo com o Leitor | 18 Comentários
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Certa vez, eu li em algum site sobre a diferença da fama de alguns personagens de mangá em diferentes países. Como assim? Ora, primeiramente, é evidente que o personagem de que você mais gosta não é necessariamente o personagem preferido de outra pessoa, muitas vezes nem está no Top 5 dela. Então não é estranho que haja uma variação também da popularidade de um personagem em vários países.

Kisuke Urahara

Por exemplo, eu li que aqui no Brasil o personagem Kisuke Urahara (uso sim a ordem de nomeação ocidental) da série Bleach é provavelmente o personagem mais querido, visto que, segundo o site onde li isso, é muito comum você encontrar pessoas usando o característico chapéu verde e branco do personagem nos eventos de anime. Não apenas isso, mas a personalidade do Urahara é algo que os brasileiros em geral prezam muito: ele é engraçado, despreocupado, vívido e safo. Além de usar chinelão (hehehe).

Tōshirō Hitsugaya

Em contrapartida, Tōshirō Hitsugaya não é muito benquisto por aqui, o que o fez ganhar uma nova e nada carinhosa pronúncia de seu nome: “Hitsugaya”. O personagem é frio, sério, mandão e exige diligência e responsabilidade de seus subordinados. Ou seja, tudo o que o brasileiro médio detesta. Talvez por esse mesmo motivo ele seja um dos personagens mais populares de Bleach no Japão.

Kenpachi Zaraki

E o que dizer de Kenpachi Zaraki? Há quem diga que ele seja o personagem mais famoso de Bleach nos Estados Unidos. Alguém que é agressivo, gosta de competir e só quer saber de ganhar representa bem a mentalidade de muitos americanos, que valorizam a vitória, bons cargos na vida e nunca perdem a oportunidade de chamar alguém que consideram inferior de loser. Aliás, Zaraki também é bastante popular por aqui, já que somos muito influenciados pela cultura estadunidense e não é de se admirar que também valorizemos muitas das coisas que os norte-americanos também valorizam.

Mudando o foco para outra franquia, falaremos agora de Naruto.

Sasuke Uchiha

A impressão que eu tenho é que oito em cada dez brasileiros detestam o Sasuke com todas as suas forças, enquanto oito em cada dez japoneses o acham superlegal. Novamente, acredito que isso seja uma questão cultural muito interessante de se estudar. Primeiro, a pergunta: por que a maioria dos brasileiros odeia o Sasuke? Minha resposta: ele abandonou os amigos, ficou obcecado com a ideia de matar o irmão e… bem… parece um emo. O brasileiro “normal”, com sua valorização da camaradagem e a síndrome do tapinha nas costas e criar panelinhas, acha um absurdo alguém abandonar um amigo em busca de algo como vingança. Essa parte me irrita um pouco, pois sei que muita gente é hipócrita, e só cria amizades para levar vantagem em alguma coisa, utilizando a Lei de Gérson até cansar (mas o problema é que não cansa).

Certo dia, conversando com um amigo (que por acaso é um adorador do Urahara, hehe), ele falou algo como: “Não sei por que o Naruto continua com essa coisa gay de ir atrás do Sasuke.” Bom… isso ilustra outro detalhe muito bem: o brasileiro é intolerante e não consegue se colocar no lugar de outra pessoa. O Sasuke decidiu fazer o que fez porque o cérebro dele funciona de uma certa forma. Se fosse você ou eu, poderíamos reagir de forma diferente ao assassinato de nosso clã pelas mãos de nosso próprio irmão. E o cérebro do Naruto também funciona de uma certa forma: ir até o fim do mundo atrás do único verdadeiro amigo e trazê-lo de volta. E então, quando um personagem faz algo que nós não faríamos, o brasileiro intolerante o acha burro, imbecil, gay, emo etc.

Enquanto isso, o japonês ou o estadunidense, um mais tolerante e o outro mais sincero, têm mais facilidade de se identificar com o Sasuke. O japonês vê um sentido no que o Sasuke fez (além de não ter o menor preconceito com a moda emo, haha), mesmo que não concorde ou fosse fazer o mesmo. E o americano, diferente do brasileiro hipócrita, consegue admitir para todo mundo: “Isso mesmo. Eu faria o mesmo. Abandonaria meus amigos em busca de vingança. E aí, vai bater?”

Logicamente, essa é a minha visão pessoal da coisa. Não sou antinacionalista, muito pelo contrário, mas sinceramente há coisas no brasileiro que me dão nos nervos. E acho interessante como isso se reflete até nos personagens dos quais uma nação inteira gosta ou não.

Ah, de que personagens eu gosto? Bem… acho que sou mais japonês nesse sentido, hehe. Gosto muito do Hitsugaya e, apesar de não gostaaaaaar assim do Sasuke, acho ele bacaninha. Na verdade mesmo, não fede nem cheira, hehehe.

18 Comentários »

RSS feed for comments on this post.

  1. é isso mesmo concordei com quase tudo, gosto do urahara e detesto o sasukemo, esse foi um dos melhores posts dos ultimos tempos que eu li. Tudo a ver.Valeu

  2. Obrigado pelo comentário!

    Sabe, não acho que TODO mundo que não gosta do Sasuke, por exemplo, seja hipócrita ou coisa assim. Às vezes alguém simplesmente não gosta dele e pronto. Então não pretendo generalizar nada.

  3. Achei estranho do sasuke ser posto como malquisto no Brasil. Todo mundo que conheço (que assiste naruto)o tem como personagem preferido ou pelo menos gosta dele(ou nada contra em especifico). O “coitado” é nada mais do que uma criança com cabeça voltada desde os oito anos para o ódio e facilmente manipulado. Talvez seja falta de compreensão de uma grande maioria de como possa doer perder tudo e ter medo de perder mais.
    Mas, fora isso, gostei do post.

  4. Realmente eu concordo com quase tudo, meu personagem favorito é o Hitsugaya, e não acho o Sasuke nada mal, gosto muito do Urahara e do Amanohara que tem um ótimo blog/site/chame-do-que-quiser.
    Pergunta: Como tu escolhesse esse nome hein? Amanohara!
    Manda a resposta pro meu e-mail se der.
    Vlw, cara

  5. Pois é, Mel, exatamente. Há sim uma falta de compreensão. É difícil fazer tantas pessoas que nunca perderam alguém querido na vida entenderem as mudanças que se passam na cabeça de uma pessoa quando isso acontece. E, bem, o Sasuke ser malquisto no Brasil é uma impressão que eu tive participando de fóruns e comunidades no Orkut (há muito tempo, talvez as coisas tenham mudado um pouco, hehe).

    Léo (ACHO que esse é seu nome, pelo e-mail, hehe), temos também de considerar dois outros fatores: primeiro, há japoneses parecidos com brasileiros, e brasileiros parecidos com japoneses. O que faz nossa forma de pensar ser diferente da maioria das pessoas da nossa cultura e, consequentemente, nos identificamos com personagens que a maioria das pessoas de onde vivemos não gosta. Segundo, há, logicamente, as particularidades. Como eu falei, às vezes o cara não gosta do Sasuke e pronto, assim como ele gosta de pizza e não gosta de brócolis (tipo eu, assim, lol). Às vezes ele é totalmente brasileiro, mas vê algo de interessante no Sasuke. Não sei. São muitas possibilidades.
    E, ah! Já te enviei o e-mail!😀

  6. Maneiro, gostei. Eu concordo com você especialmente na parte da hipocrisia.
    Mas mesmo assim eu odeio o Sasuke. Eu acho ele super idiota porque ele sempre teve a atenção de todos, mas nunca deu a menor importância para isso. O Naruto, pelo contrário, sempre foi menospresado e humilhado, mas sempre tentou mostrar seu valor mesmo assim. O Sasuke é egoísta e nunca foi amigo de ninguém. É um amargurado, arrogante, cretino e eu odeio ele demaaaaais!!! Eu não sou cheia de amigos, mas eu achei muito babaca da parte dele o que ele fez. Eu prefiro até mesmo o Itachi ao Sasuke.
    Meus personagens favoritos de todo e qualquer anime que eu já assisti são a Hinata e o Neji. Eu gosto muito deles, da história dos dois e da maneira como eles se superaram ( Hinata ter deixado de ser fraca e o Neji ter deixado ser arrogante etc). E sempre gosto de personagens que se parecem com eles. No Bleach eu gosto mais da Rúkia, da Yoruichi, do Hitsugaya (eu acho ele muito fofo) mas eu gosto principalmente da Tatsuki, apesar de ela não aparecer muito.

  7. De fato eu ja reparei que aqui no brasil tem muita gente que gosta do Urahara,eu acho ele legal tambem as vezes ele me lembra um pouco o Shunsui.Outra coisa que eu ja reparei e que a maioria das pessoas muitas vezes nao tem o personagem principal como o seu favorito,nao que eles odeie,mas tambem nao o acham grande coisa,ja eu tenho como meus favoritos de bleach sao o Ichigo,o Hitsugaya,o Urahara e o Byakuya e a Yoruichi tambem acho o Aizen interessante,ainda acho que o jeito dele se parece bastante com o do Light de Death Note,bem concluindo adorei o blog valeu!

  8. Eu não acho que os brasileiros não gostam do sasuke, lá em ksa por exemplo ele eh quase unânime… Tirando eu que amo o gaara aqui ele eh o preferido…

  9. Eu gosto do Sasuke mesmo ele tendo uma atitude, digamos, ruim…Em toda história tem personagens “do bem” e “do mal”. Se você ver bem, ele foi condicionado a fazer tudo o que fez, na minha opinião a culpa não é toda dele. Mas, enfim, mesmo sendo “mal” ou sei la o que mais, é um dos meus personagens favoritos do anime (incluindo Itachi, Gaara, Hidan, Deidara…)

    A maioria das pessoas que gostam do Sasuke, tem preferência a personagens do “lado negro da força” (haha) eu sou um exemplo (ou no caso das meninas, adoram ele pela personalidade e aparência), não gosto dos personagens bonzinhos, amiguinhos e tal. Mas, é tudo uma questão de gosto, e é claro, cultura (:

  10. Os japonêses tem preconceito com Emo sim. Até em alguns animes eles brincam com isso.

  11. Hm… Não vou entrar no mérito da questão aqui, até porque os personagens que mais gosto não são de Bleach, Naruto, Death Note etc… Tenho, na verdade, TRÊS que realmente admiro:
    * a Lain Iwakura de Serial Experiments Lain (talvez por ser a “deusa” de toda aquela matrix)
    * a Beatrice (ou a Beato, que é a Golden Witch) de Umineko no Naku Koro Ni (talvez pelo sarcasmo, os risos dela, sei lá…)
    * a Haruhi de Suzumiya Haruhi no Yuutsu (pela maneira que trata o Kyon)
    Aí você vem e me diz “cara estranho, só gosta de anime que nunca viu”… hehe!!! Nem esquento!
    Só dou os parabéns aos criadores das séries: ABe Yoshitoshi (Lain), Ryukishi07 (Umineko) e Nagaru Tanigawa (Haruhi).
    Em tempo: não sei sobre a reputação dessas três “damas” no país do sol nascente. Nem aqui no BR ^^

  12. Eu gosto do Ichimaru Gin, Aizen Sousuke, Urahara Kisuke, Kyouraku Shunsui, a Soifon e a Yoruichi do bleach, e do naruto, eu gosto do Naruto mesmo, o Neji, o Nagato e o Jiraya.

  13. Aaah do naruto eu gosto tambem do kabuto e do bleach, da Rukia – Bwahahahaha!!
    shaushau

  14. ADOROOO O HITSUGAYA,E ELE NÃO É TÃO FRIO ASSIM,OU MELHOR ATÉ É NÉ…SEU PODER DO GELO KKKK ATÉ COMBINA COM ELE.

    O URAHARA É AMADO MESMO,ELE É TIPO UM KAKASHI DE BLEACH…

    E O SASUKE….SÓ FICAREI SATISFEITA QUANDO ELE MORRER NO FINAL..E QUE NARUTO PARE COM ISSO DE AMIGUINHO E ETC …QUE ELE TÁ DANDO O PAU PRA ELE NISSO ,,,CACETE…VAI SE PREOCUPAR COM OUTRA COISA E DEIXXA O SASUKE SE FERRAR.POR ISSO DEIXEI DE VE E LER NARUTO..CANSEI…

  15. Haha, eu ainda imagino o que vai acontecer no final de Naruto. É tão difícil visualizar o Sasuke voltando pra vila e tudo mais…

    Mas sei lá, né! Hehe.

  16. eu prefiro o Tobi no naruto, e no bleach o grimmjow ou o gin

  17. olha…vc é demais, cara xD pensamos muito parecidos. O brasileiro é muito hipócrita!!!! Eu tbm não amo o Sasuke, mas acho ele razoável. Eu não odeio ele ( eu odiaria um personagem que sem razão é frio e que ama vingança), pq eu compreendo que ele sofreu DEMAIS! Eu tenho MUITA dó dele… Eu não posso dizer que seria diferente e nem posso dizer que concordo com ele, mas enfim… Mas, como o brasileiro costuma ter tanto cérebro quanto um grão de arroz, acham besteira sem tentar nem pensar em perder a família e não ter ninguém ao lado. O Hitsugaya eu gosto muito xD

  18. O problema do sasuke é ser vitima ao d+, extrema e facilmente manipulável e uma percepção ridiculamente falha das situações, o naruto não tem pais tbm vive sozinho e diferente dele foi odiado por todos na maior parte da infância, claro ele perdeu os pais pelas mãos do irmão, a vingança OK ! todavia a motivação pra sair da vila não passou de inveja, quando viu o status do seu amigo/rival subir, obviamente ele podia sim se tornar poderoso mesmo estando na vila.
    Anos depois ele descobre a história, mas mesmo assim praticamente ignora o sacrifício do irmão sendo facilmente manipulado pelo Obito.

    Esse é o meu ponto de vista e não hipocrisia, ou cérebro grão de arroz, personagens são assim: tem de ter um “carisma universal” como o Vegeta ou Vejita, quase todos gostam apesar dos pesares. O Urahara é como um Kakashi ou um Iron Downey Jr “gênio” preguiçoso que quase todo mundo curte e o Hitsugaya é Uma “criança fodona” vai muito no extremo da contradição alguns gostam ou alguns não, mas não é o personagem concebido pra ser o mais amado.

    E para o pessoal que fica “porque na porcaria do Brasil…” calma muita calma, de fato o Brasil, assim como o mundo está sob a influência dos EUA, inclusive os japas com seus “killer bees”, mas nem por isso deixam de ser quem são, agregar culturas pra mim é uma coisa boa, só não podemos superestimar e achar que tudo dos outros é infinitamente melhor ou infinitamente inferior.
    Suas comparações culturais fazem muito sentindo, apesar da minha discordância, parabéns pelo blog cara!


Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

