Criação de Personagens: Ficha

20/02/2010 às 2:49 AM | Publicado em Informativo, Livros | 33 Comentários
Tags: , , , , , , ,

Com dificuldades para sequer trabalhar o rascunho da concepção de um personagem? Bem, todos os autores têm que passar por aquela fase inicial da criação de um personagem que vai desde sua aparência física e personalidade até sua função (muitas vezes vital) numa história. No meio do caminho podemos cometer deslizes que comprometem a autenticidade de um personagem, como descrevê-lo de maneira contraditória à maneira que fizemos antes ou representá-lo de forma incompatível com sua personalidade e desejos. Por isso é importante conhecermos nossos personagens assim como conhecemos pessoas ao nosso redor, pela sua aparência, jeito que agem, falam, se comportam, suas metas, qualidades, defeitos etc.

Quando um bebê nasce, seus pais não sabem praticamente nada sobre ele, até porque o recém-nascido ainda precisa experimentar o mundo ao seu redor para ganhar uma identidade emocional e afetiva próprias. Seus pais só saberão se ele é quieto ou enérgico ao observarem seu comportamento. Só saberão se prefere vermelho ou azul quando ele lhes contar isso. E a criança adquire seus próprios gostos e aspirações de acordo com suas experiências e contatos com as menores coisas que podemos imaginar.

Um personagem, assim como um bebê que cresce e se torna um indivíduo único, também ganha suas características baseado no que ele viveu até o momento em que a história é contada. Ao criar um personagem que está sempre alegre sem dar um motivo para isso, você estará simplesmente jogando uma característica aleatória nele sem considerar o que fez ele ser uma pessoa alegre. É importante planejar toda a estrutura emocional de um personagem como se estivéssemos acompanhando o crescimento de um bebê.

Para facilitar esse trabalho, não é incomum escritores utilizarem as famosas “fichas de personagem”, nas quais eles guardam as informações básicas sobre cada um dos personagens mais importantes que aparecem numa história. Porém, muitas vezes de tão básicas, essas fichas costumam abrir espaço apenas para informações “jogadas”, como o exemplo do personagem alegre que dei acima. Elas possuem um espaço para você colocar que ele é alegre, mas não um que lhe permitar explicar por quê, quais experiências o fizeram ser assim.

Portanto, resolvi trazer duas fichas muito interessantes e muito mais completas do que as que se costuma ver por aí para que os interessados possam dar um quê muito mais detalhado e realista aos seus personagens na hora de criá-los.

A primeira é a ficha utilizada pelo autor Rick Riordan, da série de livros Percy Jackson e os Olimpianos, traduzida por mim. Há lacunas bastante interessantes para se completar a respeito do seu personagem, coisas que muitos de nós nem pensaram a respeito antes. Algumas são até difíceis de se preencher, o que prova que muitas vezes não conhecemos nossos personagens tanto quanto pensávamos.

Eis a ficha: AQUI.

A outra, também excelente, eu achei em um site americano que agora não me recordo bem qual, e também traduzida por mim. É tão detalhado que até cansa preencher tudo! Mas é vital para uma elaboração realista de personagem.

É só clicar: AQUI.

A última, na verdade, é uma daquela fichas mais básicas que estamos acostumados a ver, mas ela também é útil para visualizarmos mais rápido as informações mais superficiais de um personagem quando precisarmos. Essa ficha é do nosso considerado BK, ou José Roberto Pereira, que a usou em uma aula sobre publicação comercial e criação de histórias e personagens.

Link: AQUI.

E o conselho dele a respeito do nome do personagem é pra se levar bem a sério! Um nome é mais importante do que vocês podem imaginar. Um nome chutado, como ele diz aí, pode arruinar a credibilidade de um texto inteiro! Inúmeras vezes eu parei de ler uma história de alguém logo nas primeiras linhas porque o nome do protagonista, um japonês, era algo como “Mitsashi Kiyejo”. Um nome totalmente impossível no Japão. Por isso a pesquisa é de extrema importância também. Isso inclui nomes, costumes e ambiente (exemplo: não se coloca um “vilarejo próspero” no meio de um deserto árido e totalmente isolado do mundo se não há água em nenhum lugar por perto, solo bom para se cultivar alimentos e não há relações de importação ou exportação de outros lugares; um vilarejo assim nunca prosperaria, a não ser que você dê uma explicação bastante crível, provavelmente tendo que acrescentar algo de sobrenatural).

Bem, espero que isso seja de alguma ajuda a todos os autores que querem tornar seu trabalho mais autêntico! Pensar nos detalhes é essencial e pode fazer a diferença para os olhos de um leitor mais crítico!

Boa sorte!

33 Comentários »

RSS feed for comments on this post.

  1. Isso me ajudou bastante.Gostei.

  2. Ah, de nada!

  3. Muito obrigada.

  4. Gostei. Bastante!

  5. Muito obrigado por disponibilizar esse material!

  6. Muito bom. Estava encontrando fichas muito simplistas para o meu projeto. Sempre coloquei como base para bons livros personagens críveis e histórias interessantes, esses são meus dois pilares primordiais. Essas foram fantásticas. Me mostraram coisas que não pensei.

  7. Muito bom, adorei os links das fichas, me ajudou bastante a fazer um trabalho de um concept. Achei bem bacana o comentário sobre o nome, nunca tinha pensado na importa de tal. Depois dessa nunca mais coloco um nome de um personagem “jogado”. xD

  8. Importância **

  9. Essas fichas parecem muito úteis (essa segunda dá preguiça até de olhar, tenho certeza que não tenho paciência o suficiente para preenchê-la), principalmente quando se tem tantos personagens, a memória nem sempre é o suficiente.

  10. Muito bom seu artigo. Gostei

  11. Obrigada ❤

  12. Muito bacana! Obrigada!

  13. Ótimo post, encontrei o que precisava! A ficha do Rick Riordan é bem completa mesmo, vou tentar usa-la.
    Parabéns pela dedicação, pude notar que você se esforçou bastante para produzir o conteúdo! Obrigada 🙂

  14. Olá,minha nossa!
    Você me ajudou muito…
    Nem sabe o quanto, beijokassss

  15. Adorei o artigo! E parabéns pelo blog. Nele encontrei meu nome de desenhista!
    Ueki!

  16. Incrível! Obrigada pelo post! Inclusive, sua descrição de perfil é bem parecida com a minha hahaha, valeu 😀

  17. Muito bom mesmo. Assim minhas personagens passam a existir de verdade. AHUAHUAHUAHU :’)

  18. Estou montando um novo personagem de rpg, realmente foi de grande ajuda seguir alguns passos para caracterização do mesmo. Seu texto está muito bem escrito e “didático”, obrigado pelo esforço.

  19. Muuuuuuito obrigada! Eu queria fazer uma ficha de personagem, mas não conseguia me organizar, isso me ajudou muito!

  20. De nada!

  21. Achei o primeiro mais legal!

  22. MUITO OBRIGADO!! =D

  23. Tava de boa procurando uma ficha como sempre faço, mas agora achei esse site maravilhoso!! ❤ ❤

  24. isso vai me ajudar muito!!!!! valeu

  25. Tive que voltar para comentar, muito obrigado pelas traduções, vou de “Rick Riordan” por enquanto

  26. ainda não fiz nenhuma mas o nível de detalhamento é demais, obrigado

  27. Simplesmente um arraso!

  28. Obrigada, amei a ficha de personagens é incrível, é tão completa que é demais pra minha mente limitada, mas amei simplesmente, Rafael ❤

  29. Muito informativo, obrigado!

  30. Muito bom. Muito obrigado pelas dicas.

  31. Muito bom, obrigada pelas dicas! ♥

  32. Excelente, Grato pelas dicas. Vc. possui modelo de roteiro para games?

  33. Muito obrigada. Adorei sua matéria. Me ajudou muito. Mas no meu caso foi mais sobre organização, as vezes meus personagens ficam tão complexos que não sei ao certo quais informações seram importante ou não, eu chego a pensar no artista pop favorito, gosto musical, cursos já feitos ao longo da vida, estilo para roupas, girias ou fala formal, número do tamanho do sapato (kkkkk sim), alergias, cicatrizes ou marcas de nascença… enfim kkkk me complico muito kkkkk.


Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.